Ementas para Oficinas
*Oficina de vídeo
A oficina tem o objetivo de ensinar os participantes como organizar e executar a realização de um vídeo digital: as funções, o trabalho em equipe, e a utilização da câmera digital.
Através do conhecimento adquirido nessa oficina, os participantes estarão aptos a trabalhar em produções de vídeo. As possibilidades de inserção no mercado são muito grandes: o aluno poderá trabalhar em video reportagens, videoclipes, filmagens de eventos, entre outros.
*Oficina de Áudio
A oficina tem o objetivo de ensinar os participantes como manipular arquivos digitais de audio, tocar, pausar e parar a execução de um arquivo de audio, gravar vinhetas, operar com múltiplas faixas de gravação, editar gravação, adicionar efeitos ao audio, armazenar arquivos e exportar a gravação, entre outras funções.
*Oficina de Fotografias
A oficina tem o objetivo de ensinar os participantes a operação de uma máquina fotográfica digital e as possibilidades de tratamento e retoque da imagem através de programas de computador.
Com os conhecimentos fundamentais adquiridos neste curso, o aluno estará apto a manusear uma câmera digital e transferir, editar e tratar estas fotos no computador.
*Oficinas de planejamento e desenvolvimento de projetos
Oficinas de planejamento e desenvolvimento de projetos com o computador (envolvendo diferentes softwares) por área de conhecimento.
Nestas oficinas os professores também atuarão diretamente com alunos (vivendo uma nova prática pedagógica) e acompanhados por especialista de cada área. As atividades para os diretores e coordenadores terão outro enfoque. Discussão de como poderão apoiar os projetos dos professores e alunos. Análise de relatos e experiências de outros locais que já desenvolvem trabalho com informática.
Uso da dinâmica de programação para refletir sobre uma experiência de aprendizagem pessoal, e para redimensionar esta reflexão para o processo de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais. Desenvolvimento de conceitos como definição de procedimentos, iteração, manipulação de objetos, som e figuras, e animação.
Apropriação e exploração de recursos da Internet. Navegação em sites relacionados com educação especial. Criação de páginas simples. Exploração de ferramentas para avaliação de acessibilidade de páginas web. Exploração e vivência de interações sincronas como recurso pedagógico.