Compreendendo o hipertexto
O hipertexto é construido com o objetivo de disponibilizar o máximo de informações, percorrendo caminhos diversos através de suas janelas que são criadas partindo de palavras chaves. Além disso podemos fazer uma leitura não linear, puxando os fios e tecendo novas aprendizagens.
Segundo
Cláudia Correia, Heim(1993),diz que o hipertexto é um modo de interagir com textos e não só uma ferramenta como os processadores de textos. Por sua característica, o usuário interliga informações intuitivamente, associativamente. Através de saltos - que marcam o movimento do hipertexto - o leitor assume um papel ativo, sendo ao mesmo tempo co-autor.
Para Ted Nelson, a
hipertextualidade possibilita novas formas de ler e escrever, um estilo não linear e associativo, onde a noção de texto primeiro, segundo, original e referência cai por terra. Poderíamos adotar como noção de hipertexto assim, o conjunto de informações textuais, podendo estar combinadas com imagens (animadas ou fixas) e sons, organizadas de forma a permitir uma leitura ( ou navegação) não linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links agem como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. Favorecedo uma nova
educação.
Marinês Amador Oliveira