Encerramnto do Ciclo Um
DIA 27 DE MAIO DE 2004
ABERTURA
Vamos ao trabalho
Paulo Miklos
Vamos ao trabalho
Vamos ao trabalho
É só uma maneira de fazê-lo
Direito, bem feito
Senão é melhor nem começar
Vamos pra balada
vamos pra balada
Mas se não for pra detonar
Botar a casa abaixo
É melhor nem me chamar!
Tá bom, deixa pra lá
- Primeira faixa do CD Melhor banda de todos os tempos da última semana
2001.
Abril Music
Esta foi a música do Seminário e o iniciamos por ela.
Em seguida a equipe deu início com a apresentação da Programação pela Prof. Rita Dias e cada um de nós deu o seu recado.
Pelo resto na manhã foi feita a apresentação, com muita participação de todos, com imagens do livro de ZOOM .
À tarde, tivemos a presença da professora Deise Lago da Universidade do Estado da Bahia que ao trazer algumas informações sobre os cursos da UNEB de graduação de professores em Exercício, principalmente a UNEB 2000, nós permitiu uma intensa discussão sobre o financiamento de nosso curso. Como conseqüência imediata já incluímos entre as atividades do ciclo II, a gestão financeira do curso.
Valeu pessoal.
MOSTRA DE PRODUÇÃO ACADÊMICA
28 de maio de 2004
A Mostra de Produção Acadêmica (MOSTRA) foi uma atividade integrante da programação do Seminário de Encerramento do Ciclo I do Curso de Licenciatura para professores de Irecê, realizado através de convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento reuniu os professores do Curso e alunos da UFBA (professores da rede municipal de ensino), contando ainda com a participação da comunidade de Irecê e Microrregião. O intuito foi promover a reflexão sobre as produções do ciclo de atividades que estava se encerrando, bem como discutir perspectivas e projetar novas ações para os próximos ciclos de estudos.
No decorrer do Ciclo I os alunos da UFBA desenvolveram trabalhos em diferentes oportunidades, seja nas atividades temáticas, na realização de atividades de registro e produção, onde estavam inseridas as produções livres, seja nas atividades em exercício. Com a MOSTRA, esses trabalhos ganharam visibilidade em relação à totalidade dos membros do curso e comunidade, provocaram discussões e explicitaram orientações para as novas atividades não só de ensino, mas também possibilidades de atividades de pesquisa e de extensão universitária.
Desse modo, a MOSTRA contemplou a apresentação de trabalhos no formato de comunicações orais, mesas-redondas, painéis, pôsteres, exposições, performances e outras formas de apresentação. Os trabalhos passaram por um processo de inscrição prévia, na qual foram levantados os autores interessados e suas respectivas escolas de atuação docente, o formato e o tempo requerido, o resumo indicativo do trabalho, palavras-chave, entre outras informações necessárias para a adequação da programação e produção do evento. Foram realizadas 40 sessões nas quais os autores apresentaram seus trabalhos conjuntamente ou de modo individualizado, expuseram cartazes, painéis, materiais em diferentes suportes e montaram diferentes performances.
Os trabalhos foram organizados em duas grandes categorias: os trabalhos elaborados no âmbito das atividades temáticas, cuja apresentação foi indicada pelo professor da atividade (através de parecer simplificado) e cujos autores aceitaram o convite feito pela coordenação do Programa para participação na MOSTRA. Outras apresentações, relativas aos trabalhos elaborados no âmbito das atividades de registro e produção e atividades em exercício realizadas pelos cursistas, foram indicadas pelos próprios alunos da UFBA, em cada grupo de orientação.
Foram apresentados um total de 49 trabalhos, com um grande envolvimento de alunos, tanto como autores/expositores nas produções coletivas e como participantes das sessões de apresentação.
Estes trabalhos serão publicados no site do curso, bem como outros “textos” registrados no decorrer do evento. Esse registro poderá ser somado ao conjunto de dados necessários à reflexão permanente que vem sendo desenvolvida sobre esta experiência de formação em nível superior de professores, bem como poderá contribuir com o delineamento de novas ações e para a divulgação do Programa de Formação Contínua de Professores, realizado pela UFBA no Município de Irecê, na Bahia.